Nas Notícias

Como emagrecer de forma saudável: Dicas para o dia a dia

Pequenos comportamentos do dia a dia para perder peso de forma saudável. Saiba como pode emagrecer, adotando hábitos saudáveis e agradáveis.

O controlo do peso é fundamental para uma vida saudável, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e respiratórias, entre outras.

Não há dietas ‘milagrosas’, mas é possível, com pequenas mudanças na rotina diária, começar a emagrecer de forma saudável. Veja as dicas para aumentar o metabolismo, de forma a queimar aquelas gorduras que gostam de se acumular na região abdominal.

Chá verde, um ótimo aliado para emagrecer

Os chás são um aliado importante no esforço de emagrecimento. É fundamental beber água (entre um a três litros por dia: consulte um especialista para uma recomendação específica para o seu caso), mas os chás ajudam à eliminação de toxinas e de líquido em excesso no corpo.

O chá verde, por conter catequinas, acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gorduras e ajudando a secar a barriga de forma natural.

Praticar uma atividade física diária

O exercício físico, como referido atrás, é um cuidado de saúde indispensável. Quem pretende perder gordura abdominal pode fazer uma corrida diária, estimulando o organismo a recorrer à gordura acumulada como fonte de energia.

A ginástica e a musculação localizadas também combatem a gordura na região abdominal, através de um aumento natural do metabolismo e da queima de gordura acumulada.

Acresce que, ao praticar atividade física diária, está a combater o sedentarismo, responsável por doenças do foro cardiovascular e não só. Deste modo, está a proteger a sua saúde de duas formas: a perder peso e a prevenir doenças.

Fazer refeições regulares e ricas em fibra

Ao nível da alimentação, todas as refeições devem conter fontes de fibra em abundância, como legumes, verduras e cereais, para garantir um bom funcionamento do intestino, evitando o inchaço abdominal e um aumento na produção de gases.

Quem quiser regular o intestino pode começar a adicionar a cada refeição uma colher de sopa de sementes como o sésamo, a linhaça e a chia.

Também é importante, para o emagrecimento, que se façam refeições regulares ao longo do dia, pois uma refeição abundante provoca um aumento da produção de insulina e da massa gorda.

Para evitar longos períodos sem comer, pode realizar três lanches entre as três refeições principais (pequeno-almoço, lanche e jantar).

O consumo de pequenas porções várias vezes ao dia ajuda a controlar a insulina e o nível de açúcar no sangue, reduzindo assim a acumulação de gordura abdominal.

Tenha sempre em atenção que um ponto basilar para emagrecer é alterar comportamentos na alimentação. Informe-se com um nutricionista e receba informação especializada sobre esta matéria.

Consumir mais alimentos termogénicos

Sabia que há alimentos que fazem aumentar a temperatura corporal? São os alimentos termogénicos, como chá verde, café, pimenta, canela, gengibre, chá de hibisco e vinagre de maçã.

Ao provocarem esse aumento da temperatura, aceleram o metabolismo, levando a que o corpo queime mais gordura para produzir energia. Como qualquer alimento, deve ser incluído numa dieta equilibrada e variada.

Em destaque

Subir