Nas Notícias

Como deixar de ter medo de conduzir?

Tem medo de conduzir ou estar num veículo? Então você sofre de amaxofobia. Saiba mais sobre este conceito

Dá para pensar na vida da maior parte das pessoas maiores de idade sem a possibilidade de conduzir? O carro é um meio de transporte que veio revolucionar a forma de circular seja nas grandes ou nas médias e pequenas localidades. Ainda que existam outros transportes, poucos são tão particulares como o carro. Fazer 18 anos e tirar a carta de condução é uma rotina, não obrigatória, como é lógico, mas muito útil, sobretudo para pessoas que vivem em localidades onde os transportes públicos não servem nas perfeitas condições os horários.

Ter carro acaba por ser uma despesa, mas passa a ser uma comodidade. Mas você conhecerá, por certo, pessoas que têm receio de conduzir. Algumas mesmo, tiram a carta de condução mas acabam por não conduzir. Se uma pessoa tem medo de conduzir ou estar dentro de um veículo como passageiro sofre de amaxofobia.

Fobia manifesta-se de formas diferentes 

Esta perturbação que as pessoas sentem por causa da condução faz com que muita gente procure ajuda junto de especialistas, ainda que existam pessoas que simplesmente colocam a carta de condução na gaveta.

Como identificar e combater os sintomas de amaxofobia?

A amaxofobia não é uma sentença eterna. Isto é, uma pessoa pode ter medo de conduzir, por exemplo após passar por uma situação traumática como um acidente, mas poderá conseguir ultrapassar este medo. É, no entanto, fundamental identificar a amaxofobia.

Importa também esclarecer que mesmo pessoas que não tenham carta de condução e estão habilitadas a conduzir podem sofrer de amaxofobia. Quem tem simplesmente medo de estar dentro de um veículo padece desta condição.

Ninguém nasce com medo de conduzir

O medo de conduzir ou estar dentro de um veículo como passageiro é algo que se pode desenvolver ao longo dos anos. Logicamente, ninguém nasce com medo de conduzir, por exemplo.

Esta condição desenvolve-se, como se disse em cima, por causa de situações traumáticas ou por más experiências dentro de um veículo.

Assim, se você fica com stress ou entra em pânico quando está num carro, poderá estar a sofrer de amaxofobia.

Ainda que algumas pessoas não se recordem de terem passado por experiências traumáticas, a verdade é que o medo de estar num carro pode desenvolver-se por ter receio de ter um acidente.

Como sei se sofro de amaxofobia?

Para saber se sofre de amaxofobia é importante estar atento aos sinais que o corpo dá. Alguns deles passam por suor, palpitação acelerada ou tonturas também.

As pessoas que sofrem de amaxofobia geralmente não gostam de assistir a acidentes nem estar próximas deste tipo de acontecimento. Também procuram não ver quando algo relacionado passa nas notícias.

Como ultrapassar o medo de conduzir ou estar dentro de um veículo?

É fundamental estar consciente de que nada é mais forte em si do que a sua mente. Por isso, se tem amaxofobia pode tentar ultrapassar este medo.

Tente manter sempre a calma quando estiver para entrar num veículo, afaste de si pensamentos negativos e tenta uma respiração controlada.

Perceba o seu problema e ultrapasse-o

Se o seu medo é o de conduzir, nem tanto o de estar num veículo como passageiro, procure conduzir inicialmente em zonas mais tranquilas e pouco movimentadas. Ganhe confiança e conquiste a sua própria credibilidade interna.

Se for necessário, recorra a ajuda de especialistas, nomeadamente psicólogos, que podem ajudar a enfrentar o medo de conduzir ou estar dentro de um veículo.

Em destaque

Subir