Nas Notícias

“Comissões e juros provam que troika não ajudou Portugal e fez negócio”, diz Honório Novo

honorio_novo_pcpA reação do PCP sobre os 34 400 milhões em juros e comissões, que Portugal vai pagar à troika, não se fez esperar. O deputado Honório Novo, que pedira esclarecimentos ao Governo, sustenta que “estes números provam que a troika não deu ajuda nenhuma”. Honório Novo fala em “ajuda amiga”, com ironia, e lembra que, feitas as contas, este plano de resgate é “um negócio” que custará aos portugueses 113 mil milhões de euros.

Os juros do empréstimo da troika vão atingir quase metade do total do empréstimo (78 mil milhões), segundo esclareceu o Governo, em reação a uma questão colocada pelo deputado do PCP. Honório Novo não gostou de saber que os juros atingem 34 400 milhões de euros – quase metade do total que Portugal pediu emprestado – e reage com dureza.

Citado pela TSF, o deputado afirmou que estes números provam que “Portugal não foi alvo de nenhuma ajuda”, mas antes parte de um negócio. “A troika fez um negócio com aqueles [PS, PSD e CDS-PP] que o aceitaram, em troca da perda de direitos e do empobrecimento do País”, sustentou o deputado comunista.

Segundo Honório Novo, o povo português vai ter de pagar 34 400 milhões de euros em juros por uma “ajuda amiga superior a 113 mil milhões de euros, considerando o capital, os juros e as comissões” que fazem parte do plano de resgate.

“Os números confirmam que isto não é nenhuma ajuda. Cada português vai pagar à amiga troika 3510 euros, nos próximos anos. E no total, o povo português vai pagar mais de 113 mil milhões de euros. Isto não é uma ajuda. É um negócio, a troco da perda de direitos e do empobrecimento do país”, afirmou Honório Novo.

Em destaque

Subir