Nas Notícias

Comissário da PSP João Pestana terá pedido imagens “de preferência não editadas”

manif 14novA SIC e a TVI confirmaram terem recebido, ontem, um pedido da PSP para cedência das imagens da manifestação de 14 de novembro. José Alberto Carvalho, diretor de Informação da TVI, adianta que o comissário João Pestana pediu imagens “de preferência não editadas”.

As imagens dos incidentes que ocorreram em frente ao Parlamento, na manifestação de 14 de novembro, foram ontem solicitadas pela PSP à SIC e à TVI. O pedido aos dois canais privados surge um dia depois do diretor de Informação da RTP, Nuno Santos, se ter demitido, na sequência da administração da RTP ter acusado os “responsáveis da Direção de Informação” de facultarem as imagens, editadas e ‘em bruto’, “a elementos estranhos à empresa”.

A SIC já respondeu a um pedido que a porta-voz da PSP, a subcomissária Carla Duarte, confirma ser oficial: não. “É matéria reservada dos jornalistas”, justificou o subdiretor de Informação, António José Teixeira, citado pela Lusa.

A TVI está mais inclinada para o ‘talvez’, ponderando ceder as que foram emitidas e reservando as não editadas, as quais “são instrumento de trabalho sujeito ao sigilo profissional”, como defendeu José Alberto Carvalho, diretor de Informação.

Este responsável revela que o pedido oficial tem por base um texto assinado pelo comissário João Pestana que admite usar as imagens como “meio de prova dos atos classificados como crime”, mas sem referir quais os crimes, e que são pedidas imagens “de preferência não editadas”. “O departamento jurídico vai responder a isto”, garantiu José Alverto Carvalho.

No mesmo dia em que enviou o pedido (por email) às duas estações privadas, a PSP assegurou que “não possui, nem nunca teve na sua posse, quaisquer imagens dos operadores televisivos que não sejam as emitidas pelos diversos canais dessas televisões”. Para a subcomissária Carla Duarte, o email seguiu para a SIC e TVI antes do Ministério da Administração ter anunciado a instauração de uma “investigação exaustiva” ao caso das imagens da RTP, por ordem do ministro Miguel Macedo.

Em destaque

Subir