Economia

Comissão Europeia vê Portugal “sob pressão” e Merkel elogia Passos

amadeu_altafaj_tardioA Comissão Europeia considera Portugal está “sob pressão acrescida”, depois das medidas de austeridade aplicadas pelo Governo. Bruxelas mantém-se, no entanto, otimista. E a Alemanha também: a chanceler alemã Angela Merkel concorda com a decisão do executivo e considera que “Portugal está no bom caminho”.

Surgem as reações à austeridade adicional, imposta pelo executivo de Passos Coelho. Segundo o porta-voz da Comissão Europeia (CE), Amadeu Altafaj Tardio, essas medidas “colocam pressão” sob Portugal, tendo em vista a “concretização dos objetivos de equilíbrio”.

O porta-voz do comissário Olli Rehn faz uma alusão ao buraco da Madeira para sustentar a teoria de que o país enfrentará grandes dificuldades. Mas entende que a “determinação” do executivo será uma ajuda para superar “este desafio”.

Altafaj Tardio defende, no entanto, que a CE “não tem qualquer dúvida sobre a determinação” do Governo em “cumprir o acordo celebrado”. Estas declarações foram feitas em Bruxelas e reproduzidas pela agência Reuters.

A Comissão Europeia e a Alemanha acreditam na eficácia das medidas draconianas de austeridade anunciadas ontem pelo Governo português, segundo declarações proferidas hoje.

Já a chanceler alemã considerou, em conferência de imprensa, que “Portugal segue o caminho correto e poderá contar com o apoio da Alemanha”. Angela Merkel remete, porém, uma avaliação mais concreta para os responsáveis da troika.

Em destaque

Subir