Nas Notícias

Comissão Europeia propõe ajuda suplementar de 40 milhões para refugiados palestinianos

A Comissão Europeia propôs hoje destinar mais 40 milhões de euros aos refugiados palestinianos, de modo a permitir que escolas e estabelecimentos de saúde continuem a funcionar.

Bruxelas avançou hoje com a proposta de uma ajuda suplementar à Agência das Nações Unidas de Assistência a Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) no valor de 40 milhões de euros, para que esta continue a assegurar o acesso à educação a 500.000 crianças refugiadas, cuidados de saúde básicos a mais de 3,5 milhões de pacientes e ajuda a mais de 250.000 refugiados vulneráveis.

“Hoje, reafirmamos o nosso apoio político e financeiro à UNRWA. Esta é fundamental para a perspetiva de uma solução com dois Estados. Apoiar a UNRWA é apoiar a paz e a segurança no Médio Oriente, o que é do nosso interesse estratégico”, observou a chefe da diplomacia europeia.

Federica Mogherini falava durante uma reunião bilateral com a agência das Nações Unidas, à margem da reunião anual da Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque.

Este envelope suplementar eleva a ajuda concedida pela União Europeia às atividades da UNRWA em 2018 a 146 milhões de euros.

Nos últimos três anos, o montante total da contribuição da União Europeia e dos seus Estados-membros ficou próximo dos 1,2 mil milhões de euros.

Na quinta-feira à noite, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Jordânia, Aymane Safadi, já tinha anunciado que a agência recebeu cerca de 101 milhões de euros em novos fundos para enfrentar a crise causada pela retirada total do apoio dos Estados Unidos da América.

Washington, que entregou 350 milhões de dólares (302 milhões de euros) em 2017, anunciou há um mês o fim do seu financiamento, denunciando a natureza “tendenciosa” das atividades da agência UNRWA.

A agência, que ajuda mais de três milhões de refugiados palestinianos, lançou um apelo a pedir mais contribuições, dizendo que precisava de 200 milhões de dólares (cerca de 173 milhões de euros) para cobrir o seu défice este ano e continuar a financiar as suas escolas e centros de saúde.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias