Mundo

Comissão Europeia elogia as “medidas eficazes” que evitam o reforço da austeridade em Espanha

olli rehnA Espanha vai falhar o limite do défice, mas tomou “medidas eficazes” que vão evitar o reforço da austeridade, pelos menos até ao final do próximo ano. A confirmação foi dada pelo comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Olli Rehn.

Em dia de greve geral, Olli Rehn aliviou o povo espanhol. A Comissão Europeia está satisfeita com os resultados das políticas de austeridade tomadas pelo Governo de Mariano Rajoy, pelo que não vai exigir um reforço da austeridade em 2012 nem em 2013.

“Espanha tomou medidas eficazes” para garantir a sustentabilidade das contas públicas, assegurou Olli Rehn, em Bruxelas, prometendo que a Comissão Europeia vai “acompanhar de perto os desenvolvimentos orçamentais”. Isto porque, apesar dos elogios, o país vizinho vai falhar o objetivo de limitar o défice a 2,8 por cento do produto interno bruto.

O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros aliviou assim a pressão sobre o executivo de Mariano Rajoy, que hoje lida com a segunda greve geral desde que foi empossado.

Em destaque

Subir