Mundo

Comissão Europeia diz a ministro britânico que comparou UE com URSS que “leia História”

O porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, aconselhou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jeremy Hunt, que comparou a União Europeia com a extinta União Soviética, a “abrir um livro de História de vez em quando”.

“Diria, com muito respeito, que é importante, em particular quando se é ministro dos Negócios Estrangeiros, abrir um livro de História de vez em quando”, afirmou hoje o porta-voz grego, na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia (CE).

Inquirido sobre se recomenda algum livro em particular, Margaritis Schinas respondeu que não, mas acrescentou que “há muita literatura que abarca esse período negro da história europeia”.

Jeremy Hunt comparou a União Europeia (UE) com a União Soviética num discurso proferido no domingo, durante o Congresso do Partido Conservador na cidade inglesa de Birmingham.

“Se se transformar o clube da UE numa prisão, o desejo de sair não diminuirá, crescerá”, afirmou.

Na sua conta da rede social Twitter, o comissário lituano Vytenis Andriukaitis também se pronunciou sobre o assunto, dizendo ao político conservador britânico que lhe explicará com todo o gosto “as principais diferenças entre a UE e a URSS”.

“Nasci num ‘gulag’ soviético e fui encarcerado pelo KGB algumas vezes na minha vida. Será com todo o prazer que lhe explicarei as principais diferenças entre a UE e a URSS. E também porque fugimos da URSS. Quando quiser”, escreveu Andriukaitis, dirigindo-se diretamente a Hunt.

Em destaque

Subir