Mundo

Comentário racista via Twitter custa emprego a diretora da InterActive Corp (foto)

justine saccoracista comentario twitterUsou o Twitter e acabou despedida. Justine Sacco, diretora da gigante InterActive Corp, fez um comentário racista, que atribui o risco de sida apenas a pessoas que não são brancas. Já pediu desculpa, mas não recuperou o emprego.

“Vou para a África. Espero não apanhar sida… Estou a brincar. Sou branca!”, escreveu Justine Sacco, num twett, publicado na passada sexta-feira, numa altura em que se preparava para embarcar para África do Sul.

Entre as pessoas que leram a mensagem havia alguns colegas de trabalho, pelo que rapidamente o comentário racista chegou às altas esferas da InterActive Corp.

A solução: despedimento. A executiva da gigante da Internet, empresa proprietária de sites como o match.com, Meetic, Vimeo e o The Daily Beast, perdeu o emprego.

E teve direito a explicação: “Trata-se de uma comentário ofensivo, que não reflete os valores da InterActive Corp”, explica a empresa.

Justine já pediu desculpa, num comunicado citado pela ABC News. “Não encontro palavras que cheguem para expressar o quanto me arrependo. Peço desculpas ao povo sul-africano, que ofendi com uma mensagem desnecessária e insensível”, referiu Justine.

Entretanto, o pai de Justine já reagiu. Considerou que a filha teve uma atitude “idiota” e disse ainda que se sente “envergonhado pelo comentário da executiva.

Este não é o primeiro caso que provoca despedimento por mau uso das redes sociais. No estrangeiro, diversos comentários deram origem a processos judiciais, ou a decisões radicais de empresas. Em Portugal, curiosamente, foi conhecido o primeiro caso de despedimento por questões relacionadas com comentários no Facebook.

Em destaque

Subir