Nas Notícias

Comemorações do 25 de Abril com boicote dos militares se não puderem falar

vasco lourenco 210vasco lourencoOs militares recusam ser “a jarrinha na mesa”, avisa Vasco Lourenço. Se não tiverem o “pleno direito” de “usar da palavra na cerimónia”, os capitães vão boicotar as comemorações dos 40 anos da queda do regime. “Não foi para isto que se fez o 25 de Abril”, diz Martins Guerreiro.

Os militares que em 1974 protagonizaram um golpe que levou à queda do regime podem boicotar as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril. Considerando que o atual Governo trata as Forças Armadas “abaixo de cão”, o então capitão Vasco Lourenço adiantou que os militares só estarão presentes se puderem denunciar a situação corrente.

“Os militares estão a ser tratados abaixo de cão, por este Governo, de forma absolutamente miserável. Estão a destruir as Forças Armadas”, avisou.

Num debate em Loulé, no qual participaram ainda Otelo Saraiva de Carvalho e Martins Guerreiro, Vasco Lourenço adiantou que os oficiais de 1974 poderão nem sequer apresentar-se na Assembleia da República, recusando o convite endereçado por Assunção Esteves.

“Só [há] uma situação em que talvez consiga convencer os meus camaradas a irmos à Assembleia da República: é se formos lá, de pleno direito, e usarmos da palavra na cerimónia”, explicou Vasco Lourenço, acrescentado que os militares não gostam “de ser a jarrinha na mesa ou a cereja em cima do bolo”.

“Não foi para isto que se fez o 25 de Abril”, insistiu Martins Guerreiro, enquanto Vasco Lourenço complementava: “os que estão no poder agem como se fossem os que foram derrotados no 25 de Abril”.

Outro 25 de Abril?

Ao expressarem o descontentamento, os ‘capitães de Abril’ foram confrontados pelo público presente: se os militares estão descontentes e “se o povo não aguenta”, por que motivo as Forças Armadas não avançam para “outro” 25 de Abril?

“Se sentisse que havia condições já estava a preparar outro 25 de Abril”, garantiu Vasco Lourenço, referindo-se às mudanças no quadro político desde 1974: “estamos, formalmente, em democracia”.

“Agora”, acrescentou, “não estraguem por completo a democracia e eles estão de facto a estragar por completo a democracia”.

Democracia direta

No debate, Otelo Saraiva de Carvalho lembrou ter defendido, na sequência da queda da ditadura, a instauração de uma democracia direta e popular, a qual estava condenada ao insucesso porque “os Estados Unidos não iriam permitir a revolução socialista”.

“Em 1974, nós podíamos ter criado aqui, instaurado um novo regime político”, insistiu.

Em destaque

Subir