Economia

Combustíveis voltam a aumentar

O preço dos combustíveis deverá registar nova subida no arranque da próxima semana, a levar em conta os dados mais recentes que o mercado vai dando. O aumento será sentido pelos automobilistas que abastecem os seus veículos com gasolina, tal como os que o fazem através de gasóleo.

Nos postos de abastecimento, na semana que vem, os condutores com veículos movidos a gasóleo podem esperar uma subida na ordem um cêntimo.

Para os condutores que abastecem os seus veículos com gasolina estará prevista um aumento a rondar o cêntimo e meio por litro.

Assim, o preço médio praticado em Portugal para o litro de gasolina simples 95 octanas deverá ser de cerca de 1,50 euros nos postos de abastecimento, a partir de segunda-feira.

Os dados económicos e a tendência das cotações do petróleo, nas últimas sessões nos mercados internacionais, indicam que o preço do litro do gasóleo – combustível mais utilizado em Portugal – poderá fixar-se nos 1,28 euros por litro.

Gasolina simples 95 octanas: 1,50 euros/litro
Gasóleo: 1,28 euros/litro

O custo dos combustíveis reflete a tendência das cotações do petróleo nos mercados internacionais, nas últimas sessões.

Para antecipar estes valores, como é habitual, é levado em conta o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados pelo PT Jornal não dispensam, por isso, a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir