Economia

Combustíveis vão descer três cêntimos na próxima semana

A semana que se avizinha vai arrancar com uma queda acentuada no preço a pagar pelos combustíveis, que irá rondar os três cêntimos tanto no gasóleo como na gasolina.

Trata-se da sétima queda no preço a pagar por gasolina, nas últimas semanas, sendo que estava irá baixar a barreira dos 1,50 euros.

Assim, o litro da gasolina de 95 octanas simples, que deverá registar a maior queda desde março, vai cair pelo menos até aos 1,48 euros.

Quanto aos condutores de veículos movidos a diesel – o combustível mais utilizado em Portugal – devem pagar cerca de 1,36 euros por litro, a partir de segunda-feira.

Gasolina simples 95 octanas: 1,48 euros/litro
Gasóleo: 1,36 euros/litro

Para antecipar estes valores, como é habitual, é levado também em conta o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados pelo PT Jornal não dispensam, por isso, a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir