Economia

Combustíveis vão aumentar outra vez… pela décima semana seguida

A escalda do preço dos combustíveis continua imparável e, na próxima semana, é esperada nova subida, a décima consecutiva. os preços devem ser afetados entre um cêntimo e cêntimo e meio.

No país onde a fatura a pagar pelo preço dos combustíveis é das mais pesadas, sobretudo face à carga fiscal, o preço sobe a cada semana que chega, nos últimos tempos.

Numa altura em que se debate a questão dos impostos aplicados pelo Governo aos combustíveis, está na calha nova subida.

De acordo com a SIC Notícias, a próxima semana será marcada por um aumento no preço dos combustíveis, que deverá rondar um cêntimo e cêntimo e meio.

Os partidos já pediram explicações ao Executivo de António Costa sobre o Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), que aumentou em 2016 para compensar a descida do petróleo, na altura, e, desse modo, permitir uma manutenção da receita fiscal nos cofres do Estado.

Dados recentes da execução orçamental referem que o ministério de Mário Centeno arrecadou 803,2 milhões de euros com o ISP no primeiro trimestre deste ano, mais 2,4 por cento do que os 784,1 milhões de euros no mesmo período de 2017.

Em 2016, o ISP rendeu 3.364,4 milhões de euros aos cofres do Estado.

O custo da gasolina 95, em Portugal, é o quinto mais alto na UE-28, de acordo com dados da Comissão Europeia, sendo 26 cêntimos mais elevado do que aquele que é praticado em Espanha, por exemplo.

Em destaque

Subir