Economia

Combustíveis três cêntimos por litro mais caros a partir de segunda-feira

combustiveisA variação do preço dos combustíveis vai sentir-se a partir de segunda-feira: gasolina e gasóleo custarão mais três cêntimos por litro. Trata-se da terceira subida consecutiva, em três semanas, que representam um acréscimo de sete cêntimos.

A próxima semana traz um novo aumento do preço dos combustíveis, com gasóleo e gasolina três cêntimos mais caros, efeito da variação das cotações médias daqueles combustíveis nos mercados internacionais.

O preço médio do gasóleo é, neste momento, 1,414 euros por litro. Já no que diz respeito à gasolina situa-se nos 1,618 euros por litro, de acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que se baseia nos preços praticados em 2610 postos de abastecimento localizados em Portugal Continental.

Esta atualização dos preços dos combustíveis – a partir das 00h00 desta segunda-feira – representa o terceiro aumento consecutivo. Na semana passada, o custo por litro de gasóleo subiu um cêntimo, enquanto o preço da mesma quantidade de gasolina foi agravado em dois cêntimos.

A tendência de aumentos nos combustíveis mantém-se há 15 dias, após uma inversão de marcha num ciclo de quebras repetidas, que levaram gasóleo e gasolina a baixar 15 cêntimos por litro.

Recorde-se que o litro de gasóleo e gasolina ficou três cêntimos mais caro, há 15 dias, e que o custo dos combustíveis voltou a subir na passada segunda-feira.

Este aumento assinala-se num momento em que a Agência Internacional de Energia (AIE) torna públicas previsões relativas à procura destas matérias-primas, durante o ano de 2012. Há uma semana, a AIE afastou um cenário de aumentos sucessivos dos combustíveis que levem aos picos de março. No entanto, com os aumentos da próxima segunda-feira, assinala-se uma subida de sete cêntimos por litro, apenas nas últimas três semanas.

Em destaque

Subir