Economia

Combustíveis sobem na próxima semana

Vai ficar mais caro abastecer os automóveis, pois os preços dos combustíveis têm uma subida esperada, sendo esta maior no caso do gasóleo do que no preço por litro na gasolina. Quer isto dizer que, a partir de segunda-feira, não se admire se tiver de pagar mais no seu posto de abastecimento.

Na próxima semana, o aumento do preço dos combustíveis será sentido pelos condutores com veículos movidos a gasolina mas também pelos que utilizam veículos a diesel; sobretudo estes últimos.

De segunda-feira em diante, é esperado um aumento na ordem de dois cêntimos e meio no preço do combustível mais utilizado em Portugal (gasóleo), enquanto que gasolina simples de 95 octanas terá um aumento na ordem de um cêntimo.

Gasolina simples 95 octanas: 1,47 euros/litro
Gasóleo: 1,28 euros/litro

A contribuir para estas subidas está o preço dos produtos derivados do petróleo que foram negociados nos mercados internacionais, ao longo desta semana.

Deste modo, o preço médio praticado em Portugal para o litro de gasolina simples 95 octanas deverá ser de cerca de 1,47 euros nos postos de abastecimento, a partir de segunda-feira, e o preço do gasóleo deverá fixar-se nos 1,28 euros por litro.

Para se chegar a este valor é considerado o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir