Economia

Combustíveis mais caros na próxima semana

Os combustíveis vão ficar mais caros na próxima semana, onde será de esperar um aumento na ordem do meio cêntimo por litro, tanto no gasóleo como na gasolina.

O diesel, combustível mais utilizado em Portugal, deverá avançar meio cêntimo, daí que o litro deverá custar cerca de 1,37 euros por litro, a partir de segunda-feira.

A gasolina simples de 95 octanas terá igual aumento de preço (meio cêntimo), com o valor da subida a colocar este combustível a preço de 1,60 euros por litro, depois de ter visto o seu preço inalterado na última semana.

Gasolina simples 95 octanas: 1,60 euros/litro
Gasóleo: 1,37 euros/litro

O preço que tem sido negociado para os produtos derivados do petróleo, nos mercados internacionais, ao longo desta semana, está na base desta mudança.

O comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana, ajudam a explicar e antecipar os preços dos combustíveis nos postos de abastecimento.

É de referir também que as subidas e descidas podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir