Economia

Combustíveis mais baratos na próxima semana

Uma boa notícia para quem precisa de abastecer o depósito do carro, mas má se não puder esperar até pelo menos segunda-feira. Os preços vão descer na próxima semana, ficando quase dois cêntimos mais barato por litro.

Esta queda nos preços deve-se à conjugação de dois fatores positivos: a cotação e o câmbio.

Primeiro, a cotação do petróleo nos mercados internacionais tem vindo a cair. Depois, o câmbio entre euro e dólar (o petróleo é negociado na moeda norte-americana) beneficia quem os mercados com a moeda única europeia.

Ao longo desta semana, o preço do barril de Brent, o grande indicador dos mercados de petróleo e derivados, caiu mais de quatrro por cento.

Assim, a descida nos preços dos combustíveis é semelhante para o gasóleo e para a gasolina, a rondar os quatro por cento.

O litro do diesel, o combustível mais utilizado em Portugal, deve baixar para os 1,34 euros.

Já a gasolina simples deverá passar a custar 1,56 euros por litro.

Desde o início de fevereiro que não se regista uma queda de preços de dois cêntimos.

Gasolina simples 95 octanas: 1,56 euros/litro

Gasóleo: 1,34 euros/litro

Para antecipar estes valores, para além do comportamento da moeda e do efeito cambial, também são ponderadas as estimativas de oferta e procura da matéria-prima.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir