Economia

Em maio o Governo deve baixar o imposto sobre combustíveis, revela fonte anónima

CombustiveisBaratos015

Preso à promessa de rever o valor do imposto sobre combustíveis perante a evolução das cotações, a subida dos preços do gasóleo e da gasolina, nos máximos do semestre, vai levar o Governo a baixar o imposto em breve, ou seja… a partir do próximo mês, maio.

Em declarações à TSF, uma fonte do executivo – não identificada pela rádio – adiantou que a revisão do valor do imposto sobre combustíveis está para breve, levando a que a medida tenha efeitos a partir de maio.

Esta ‘revelação’ surge numa altura em que os preços do litro do gasóleo e da gasolina voltaram a subir nos postos de abastecimento, atingindo o máximo dos últimos seis meses.

Este aumento foi justificado com o argumento que, para os clientes, parece só ser válido quando os preços sobem: a subida das cotações nos mercados internacionais registada na semana anterior, com o gasóleo a aumentar sete por cento e a gasolina 11 por cento.

Para quem mora de longe e tem de abastecer em Portugal, o gasóleo custava hoje, em média, mais 3,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina estava três cêntimos mais cara.

Na sequência do apelo do ministro ao ‘patriotismo’ de abastecer em território nacional, que causou polémica junto de quem não pode ir a Espanha encher o depósito, o ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, relembrou, em março, o compromisso do Governo em rever o valor do imposto, em função da variação do preço base do petróleo, a cada três meses.

Em destaque

Subir