Economia

Combustíveis: descida das cotações pode provocar uma baixa histórica no preço da gasolina

combustiveisCinco cêntimos por litro. A descida estimada para o preço da gasolina na próxima semana pode tornar-se histórica, pois nunca uma redução foi tão notória. Na base estará a forte desvalorização das cotações dos combustíveis nos mercados internacionais.

O preço da gasolina pode descer mais de cinco cêntimos por litro na próxima segunda-feira. Será, a concretizar-se, uma descida histórica, pois nunca uma redução do preço havia sido tão acentuada. Neste momento, o preço de referência é de 1,729 euros por litro para a gasolina, enquanto no gasóleo é de 1,539 euros.

A queda dos preços dos combustíveis irá inverter a tendência das últimas quatro semanas, de acordo com os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Isto porque as cotações de combustíveis estão em desvalorização acentuada nos mercados internacionais, como explicam os analistas. Isto apesar da desvalorização do euro face ao dólar encarecer a gasolina e o gasóleo, por serem transacionados na moeda norte-americana, no mercado europeu.

A rede de distribuição dos Mosqueteiros, que engloba os postos nos supermercados Ecomarché e Intermarché, confirmou ao Económico que os preços vão descer no início da próxima semana: “a tendência da próxima semana será para uma descida de preço em todos os produtos, sendo que nas gasolinas será mais acentuada”.

Em destaque

Subir