Mundo

Comboios: erro humano na origem de colisão na Polónia

acidente_comboioUm erro humano pode ter estado na origem do choque de dois comboios no sul da Polónia, ontem à noite. Estão confirmadas 15 vítimas mortais, para além de 54 feridos. A embaixada já adiantou que não haverá portugueses envolvidos no acidente.

Um choque entre dois comboios, no sábado à noite, provocou 15 mortos e 54 feridos, números já confirmados pelas autoridades polacas. O acidente ocorreu em Szczekociny, no sul do país, e envolveu as composições que circulavam entre Varsóvia e Cracóvia e entre Przemysl e Varsóvia, por volta das 21h00 locais (menos uma em Portugal).

As autoridades consideram que um erro humano terá estado na origem da colisão, tanto mais que ambos os comboios circulavam na mesma linha, tendo embatido de frente. Segundo o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, este já é o pior acidente ferroviário da Polónia. No total, seguiam nas composições mais de 350 passageiros.

As autoridades já confirmaram a presença de estrangeiros nos dois comboios, nomeadamente franceses e espanhóis. O embaixador de Portugal na Polónia já adiantou não haver registos de portugueses nessa duas viagens.

As contas ainda não estão terminadas, mas este acidente já entrou para a lista dos mais graves ocorridos no continente europeu na última década. O mais grave aconteceu em 2006 no descarrilamento de um comboio em Podgorica, no Montenegro, tendo provocado 46 mortos e 135 feridos, entre eles 75 crianças.

A última colisão com vítimas mortais aconteceu a 1 de novembro de 2011, em Novie Aneni, na Moldávia, com oito vítimas mortais e 20 feridos, quando um comboio embateu contra um pequeno autocarro.

Em destaque

Subir