Nas Notícias

Comboio de ‘Os Verdes’ passa por Mirandela a caminho do Tua

Dirigentes do Partido Ecologista ‘Os Verdes’ prosseguem a ‘Volta a Portugal em Comboio’. A ‘carruagem’, que partiu hoje de Bragança, chega amanhã a Mirandela, seguindo para Foz do Tua. Esta ação de caráter nacional tem como objetivo alertar para o fecho de linhas, diminuição de serviços, aumento de tarifas e privatização dos caminhos de ferro.

O Partido Ecologista ‘Os Verdes’ considera que “sem mobilidade, não há liberdade”. Nesse sentido, colocou sobre carris uma iniciativa que decorrerá nas próximas semanas, com o lema ‘Comboios a Rolar, Portugal a Avançar’.

Amanhã, às 15h30, na Estação Ferroviária de Mirandela, será apresentada a iniciativa de âmbito nacional, promovida por ‘Os Verdes’, no âmbito da campanha da CDU. A ação visa combater o encerramento de linhas, a redução de serviços, o aumento das tarifas e a privatização dos caminhos de ferro.

Durante a hora de almoço serão distribuídos documentos nas ruas da cidade. Após a realização das declarações à imprensa, partirá de Mirandela uma ‘brigada verde’ que percorrerá a Linha do Tua. O percurso da linha férrea desativada será feito utilizando os transportes alternativos em vigor. Às 18h10, a brigada chega à estação ferroviária de Foz do Tua.

O objetivo desta ação é também “afirmar os transportes ferroviários como forma de dinamização da economia”, ao mesmo tempo que suportam “o desenvolvimento do interior do país”. Por outro lado, surgem como “mobilidade mais adequada para garantir os desafios ambientais e promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das populações”.

‘Comboios a Rolar, Portugal a Avançar’ percorrerá, durante duas semanas, todas as linhas férreas portuguesas, não só aquelas que se encontram ativas, como também as que têm vindo a ser desativadas nos últimos anos.

Em destaque

Subir