Nas Notícias

Comandante da Proteção Civil só concluiu duas das 36 cadeiras do curso

De acordo com uma investigação da RTP, Rui Esteves, comandante nacional da Proteção Civil, terminou a licenciatura na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, mas só fez duas das 36 cadeiras do curso. As restantes 34 resultaram de equivalências.

Uma reportagem do ‘Sexta às 9’, emitida na estação pública, conclui que a “experiência profissional” de Rui Esteves “fundamentou as equivalências a 90 por cento da licenciatura”, concluída na Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

No entanto, a RTP consultou o processo e não encontrou qualquer comprovativo que fundamente a experiência profissional que permitiu as equivalências.

“O comandante nacional operacional da Proteção Civil obteve equivalência a disciplinas como matemática, estatística e química sem nunca ter frequentado uma aula”, revela ainda a estação pública.

Rui Esteves terá obtido dois certificados de habilitações, sendo que um deles aponta números diferentes: 32 cadeiras por equivalência, do total das 36.

Recorde-se que o comandante foi alvo de outra reportagem do programa apresentado por Sandra Felgueiras, relativa a uma ilegalidade: o facto de Rui Esteves acumular os cargos de diretor do aeródromo de Castelo Branco e de comandante nacional operacional da Proteção Civil.

Rui Esteves negou ilegalidades no exercício do cargo, recusou demitir-se, sendo que a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, decidiu abrir um processo disciplinar.

Em destaque

Subir