Nas Notícias

Com vídeo: Na prisão, o Papa Francisco lava os pés de 12 reclusos

papa lava-pes 400 Cumprindo a tradição do lava-pés, o Papa Francisco deslocou-se a um dos estabelecimentos prisionais mais lotados de Itália, neste dia 2 de abril, quinta-feira santa. A prisão de Rebibbia foi o local onde o Sumo Pontífice levou a cabo uma ação que representa humildade e servidão. Veja o vídeo do líder da Igreja Católica a cumprir o ritual do lava-pés, nesta quinta-feira, numa ação de purificação e de amor.

A cerimónia do lava-pés que o Santo Padre realiza todos os anos recria o ato de Jesus Cristo, que lavou os pés aos 12 apóstolos, antes da última ceia, manifestando-lhes humildade e servidão.

Seis homens e seis mulheres que cumprem penas na prisão de Rebibbia, situada perto de Roma, foram contemplados com este gesto do Sumo Pontífice.

Cumprem pena neste estabelecimento prisional 1900 homens e mais de 350 mulheres, sendo que algumas delas mantêm a guarda dos seus filhos, que estão ‘presos’ ao amor das suas mães.

O lava-pés do Sumo Pontífice é cumprido por Francisco ainda antes de ser eleito Papa.

Jorge Bergoglio participava ativamente nestas cerimónias de lava-pés, para transmitir uma mensagem de esperança e, desse modo, minimizar a dor de pessoas que estão em sofrimento.

Em 2014, o Papa Francisco empreendeu o ritual num centro de reabilitação para pessoas com deficiência e para idosos.

No ano anterior, o lava-pés fora realizado numa prisão para menores.

Veja o vídeo do líder da Igreja Católica a cumprir o ritual do lava-pés, nesta quinta-feira, numa ação de purificação e de amor.

Em destaque

Subir