Nas Notícias

Com vídeo: Explode foguetão ao serviço da Nasa, após seis segundos de voo

foguetao nasa explode 400 Uma missão da Nasa que tinha como objetivo transportar uma cápsula para a Estação Espacial Internacional (ISS), a partir das ilhas Wallops, na Virgínia, terminou mal, com o foguetão Antares, da Orbital Sciences, a explodir logo após o lançamento. A contagem decrescente foi maior do que o tempo de ‘voo’ do foguetão. Esta missão tinha como objetivo o transporte de duas toneladas de mantimentos e experiências científicas para a ISS, onde se encontram seis astronautas. Veja as imagens.

Seis segundos após o lançamento, o foguetão explodiu nesta terça-feira, nas ilhas Wallops (EUA). A contagem decrescente foi maior do que o tempo de ‘voo’.

Não há feridos ou mortos a lamentar. E esse é o único dado positivo a registar deste incidente, durante o lançamento do Antares.

O acidente deu-se às 22h22 horas em Lisboa (18h22 locais). Os danos são assinaláveis – como se pode ver neste vídeo – e representam uma perda estimada em centenas de milhões de dólares.

Segundo a Nasa, o foguetão transportava a cápsula Cygnus, sem tripulação, para a Estação Espacial Internacional, com mantimentos e experiências científicas a bordo.

A Orbital Sciences é uma empresa contratada pela Nasa para transportar cargas àquela estação espacial.

Apesar de a Nasa estar desapontada com o facto de a terceira missão de fornecimento contratada para a Estação Espacial Internacional não ter sido bem sucedida, iremos prosseguir com esta missão, em nova tentativa, logo que se percebam os motivos deste acidente”, referiu William Gerstenmaier, da direção de operações da Nasa, através de um comunicado da agência espacial norte-americana.

A agência norte-americana recorria, desde 2011, aos foguetes russos Soyuz, lançados do Cazaquistão, para as suas missões.

Entretanto, a Nasa contratou a Orbital Sciences e a SpaceX, duas empresas privadas, para levar a cabo este tipo de missões nos EUA.

Estima-se que o incidente – cujas causas ainda não são conhecidas – represente um prejuízo de centenas de milhões de dólares. Veja o vídeo.

Em destaque

Subir