Nas Notícias

Com vídeo: É possível caminhar na água? Sim e sem milagres

lago gelado eslovaquia 400 Como é lógico, é possível. Dois amigos publicaram um vídeo (criado no lago Velke Hincovo Pleso, na Eslováquia) que se tornou viral. Não pelo fenómeno: a água gelada fica em estado sólido e, desse modo, é possível caminhar sobre ela. Mas há algo impressionante nestas imagens. Veja o vídeo.

À pergunta em título, seguimos o instinto e respondemos negativamente, porque somos induzidos a pensar na água no estado líquido.

O facto de dois amigos caminharem sobre as águas geladas de um lago eslovaco, o Velke Hincovo Pleso, não se torna, por isso, caso único.

Mas este vídeo mostra algo único. Aquelas águas geladas do lago situado nas montanhas Tatra são totalmente transparentes, mais limpas que o mais limpo vidro.

Tomas Nunuk grava o vídeo e aponta a câmara para os pés. E o que se vê é arrebatador, um fenómeno raro que se justifica com a ciência.

Sucede quando as temperaturas caem para níveis muito baixos de forma rápida, sem que neve. Deste modo, o gelo tende a manter as características límpidas, ao contrário do que é comum.

Estas imagens publicadas no YouTube tornaram-se virais e levaram alguns cibernautas a considerar que o vídeo é falso, resultado de uma montagem. Mas trata-se de um vídeo verdadeiro.

Aquele lago eslovaco situa-se a 6300 pés acima do nível do mar. Na zona mais profunda, tem 53,64 metros.

O Velke Hincovo Pleso é o maior da Eslováquia. E com certeza o mais belo, nestas condições.

Em destaque

Subir