Nas Notícias

Com três pedaços de maçã diários, reduz risco de AVC e doenças cardíacas

fruta Os benefícios das frutas (sobretudo se as comer no dia a dia) no combate a doenças cardíacas e aos acidentes vasculares cerebrais foram quantificados por cientistas da Universidade de Oxford: menos 40 por cento de risco, com apenas três fatias de maçã por dia…

Já se conheciam os benefícios do consumo diário de frutas. Mas nem todos os estudos quantificam essas vantagens.

Um estudo de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, garante que bastam três pedaços diários de maçã para diminuir em 40 por cento de risco o risco de um acidente vascular cerebral (AVC) ou de doenças cardíacas.

Acresce que quanto maior é o consumo de fruta, menor é o risco de sofrer de qualquer um destes problemas de saúde, que estão no topo da lista de mortalidade nos países mais desenvolvidos.

O estudo foi feito em 500 mil chineses, cuja saúde do coração foi acompanhado durante sete anos por uma equipa de investigadores de Oxford.

Os investigadores compararam hábitos de ingestão de frutas frescas e concluíram que há uma ligação entre o seu consumo e a redução do risco de doença cardiovascular e acidente vascular cerebral.

Os cientistas do Serviço de Pesquisa Clínica da Universidade de Oxford salientam que as doenças cardiovasculares, incluindo doença isquémica do coração e o acidente vascular cerebral acarretam um enorme perigo para a saúde.

Não comer fruta diariamente (e as quantidades nem têm de ser elevadas) representa assim um perigo. E esta realidade é reforçada com as conclusões que este estudo apresenta.

A não ingestão destes alimentos pode ser vista como o efeito contrário: mais 40 por cento de risco de sofrer de cada uma daquelas doenças incapacitantes. E bastam três pedaços de maçã para proteger o seu corpo.

Em destaque

Subir