TV

Com medo do dentista, passou dez anos a colar os dentes (vídeo)

Tem medo de ir ao dentista? Certamente não tanto como Angie Barlow. Durante dez anos, esta britânica usou supercola para fixar os dentes que iam caindo. Agora foi obrigado a gastar as poupanças de uma vida para se submeter a uma cirurgia corretiva.

“O sorriso é uma das grandes armas do homem”, dizem os textos judaicos, e com razão.

Em Inglaterra, uma mulher que vive na região de Manchester passou dez anos a evitar o dentista. Como? Ia usando supercola para fixar os dentes que iam caindo.

“Sempre tive medo dos dentistas porque a minha mãe morreu aos 34 anos de um cancro na garganta. Ela só descobriu o tumor quando lhe saiu um dente. Esse medo ficou no meu subconsciente e só conseguia pensar que não podia ligar para o dentista”, explicou Angie Barlow, que vive de passear cães.

Sempre que partia ou caía um dente, a mulher recorria à cola que, como anunciava uma publicidade viral, até prendia cientistas ao teto. Como era fumadora, os problemas no interior da boca foram-se acumulando.

“Quando me caiu o primeiro dente, peguei num pouco de cola e tentei repô-lo onde estava, para não ficar com um buraco entre os outros. Pus um pouco de cola no topo e depois meti-o no sítio de onde tinha caído até sentir que a cola o tinha fixado”, recordou agora, para um documentário que a BBC vai transmitir esta noite.

Como o problema original foi resolvido de forma rápida e indolor, o recurso à supercola começou a ser uma prática corrente durante dez anos, mesmo quando Angie Barlow se olhava ao espelho e não gostava do que via.

“Senti-me tão consciente que deixei de sair, nem sequer para ir às compras. Tinha vergonha de sorrir, de ver as pessoas a comentar em surdina… Até a falar com o meu filho me sentia embaraçada, tinha de virar a cabeça quando conversávamos ou passar o tempo com a mão a tapar a boca. O problema é que isto ainda chamava mais a atenção”, explicou a britânica.

Tudo mudou no dia em que, para vencer a vergonha, consultou um dentista. Já era tarde: os químicos tóxicos da cola já tinham estragado 90 por cento da estrutura óssea do maxilar superior.

“Foi, provavelmente, o pior caso que já vi e certamente o mais desesperado, ao ponto de alguém usar supercola nos dentes”, reconheceu Serpil Djemal, cirurgião dentário no King’s College Hospital.

Foi este especialista quem realizou a cirurgia corretiva do maxilar, que durou quatro horas e motivou a extração de 11 dentes e a fixação de uma placa com seis parafusos de titânio e de 12 dentes prostéticos.

A fobia aos dentistas obrigou Angie Barlow a gastar mais de 22 mil euros na cirurgia correctiva. Uma lição que faz a britânica sorrir: “Sinto-me bem agora, não tenho de ter vergonha da minha boca”.

https://www.youtube.com/watch?v=9B04xnXolA0

Em destaque

Subir