Nas Notícias

Com este guarda-chuva, chuva e vento deixam de ser aliados

air umbrella 210 Projeto de uma startup deu origem ao Air Umbrella, um guarda-chuva inovador, que funciona com ar e dispensa cobertura. Segura-se como um chapéu de chuva convencional, mas essa é a única semelhança. A partir daqui, entra em cena a inovação. Veja o Air Umbrella, que custa cerca de 100 dólares.

É provável que, depois de ler esta notícia, sinta vontade de guardar o seu chapéu de chuva num baú, ou que sinta o desejo de ver o Air Umbrella no mercado o mais rapidamente possível.

Claro que qualquer invenção carece de funcionalidade, sob pena de a teoria aparentemente perfeita ser contrariada pela prática, onde os defeitos se multiplicam como gotas de chuva.

Mas a verdade é que o Air Umbrella – o guarda-chuva que o mantém seco com a força do ar – apresenta-se como um sistema tão simples que parece não ter problemas de funcionalidade.

Este guarda-chuva inovador funciona através da bombagem de ar, na direção da chuva, criando uma espécie de perímetro invisível que o protege da chuva.

A força do ar é mais forte do que a da chuva, pelo que as gotas são afastadas e não tocam no corpo. Chove, mas o guarda-chuva de ar torna o corpo imune à intempérie.

O Air Umbrella vem dar resposta à seguinte questão: se um guarda-chuva tradicional apresenta tantos defeitos – as varas partidas com o vento, o facto de ser pouco prático, de ter uma dimensão excessiva, quando aberto… – por que motivo a tecnologia nunca foi usada para criar um sistema alternativo?

Uma startup chinesa, formada por estudantes, colocou esta pergunta e chegou à resposta, dando origem ao guarda-chuva que elimina qualquer daqueles defeitos.

Esse guarda-chuva – o Air Umbrella – está equipado com uma bateria que pode atingir os 30 minutos de autonomia.

Surge em três alternativas, com diferentes tamanhos, um dos quais com 80 centímetros de proteção para as gotas de água.

Apenas uma pergunta se coloca: funcionará quando a chuva é extremamente forte? Testes efetuados provaram que mesmo debaixo de uma intempérie o Air Umbrella é eficaz.

Mas a chegada ao mercado está dependente de financiamento. Através de crowdfunding, os criadores do Air Umbrella tentam obter verba para materializar o guarda-chuva do futuro. São necessários, para já, 10 mil dólares para financiar o Air Umbrella.

O preço final deste guarda-chuva pode atingir os 108 dólares, no máximo, e um mínimo de 88 dólares. Não é ao preço da chuva, mas nunca o mau tempo teve um adversário tão forte.

Em destaque

Subir