Categorias: MundoNas Notícias

Colômbia vai apresentar denúncia na ONU contra Venezuela por “proteger terroristas”

O Presidente colombiano, Iván Duque, anunciou hoje que o seu governo vai denunciar na ONU e na Organização de Estados Americanos (OEA) o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela, por alegadamente apoiar e proteger terroristas.

“Estão a violar a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que é clara quando diz que não pode haver um Estado que dê proteção e promova grupos terroristas. E nós vamos levar essa denúncia à OEA e às Nações Unidas”, afirmou Iván Duque, num anúncio feito depois da decisão anunciada de vários ex-líderes das FARC de voltarem a pegar em armas.

A resolução a que se refere Iván Duque foi aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas a 12 de novembro de 2001 e determina que os atos de terrorismo internacional constituem uma das ameaças mais graves para a paz e segurança no mundo.

Estas afirmações do Presidente da Colômbia foram feitas dois dias depois de um grupo de ex-líderes das FARC, encabeçado pelo ex-chefe negociador da paz pelo lado da guerrilha colombiana, Iván Márquez, anunciar, num vídeo, o seu regresso às armas.

Intervindo no Oficina Construção do País, onde dialoga com comunidades de diferentes zonas de Colômbia, o presidente sublinhou que “o que fez a ditadura de Nicolas Maduro apoiando e protegendo terroristas foi o mesmo que fez o regime talibã com a al-Qaeda”.

“O mundo vai ter de analisar a evidência dos delitos desse regime protegendo terroristas”, referiu o chefe de Estado da Colômbia.

Na quinta-feira, Duque disse que conversou com Juan Guaidó, reconhecido por mais de 50 países como o legítimo Presidente da Venezuela, para pedir apoio para capturar o “grupo criminoso”.

“Conversei com o legítimo presidente da Venezuela, Juan Guaidó, pedindo o seu apoio à Justiça colombiana para capturar esse grupo criminoso, patrocinado pela ditadura de Maduro”, afirmou.

Nesse mesmo dia, o Alto-Comissário para a Paz da Colômbia, Miguel Ceballos, disse que Maduro concedeu “apoio claro” aos líderes dissidentes das FARC e acredita que os ex-guerrilheiros estão na Venezuela, onde considera ter sido feito o vídeo em que anunciavam que estavam voltando a pegar em armas e que procurariam alianças com a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN).

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias