Mundo

Colin Powell reitera apoio a Barack Obama nas Presidenciais dos EUA

barack-obamaColin Powell, secretário de Estado no mandato do republicano George W. Bush, voltará a apoiar Barack Obama, candidato democrata, nas eleições Presidenciais norte-americanas. Trata-se de um importante trunfo eleitoral, conquistado a Mitt Romney, que não convence Powell.

O antigo secretário de Estado de Bush vai voltar a apoiar Barack Obama, nas eleições Presidenciais que colocam frente a frente o candidato democrata (atual presidente) e o candidato republicano, Mitt Romney.

Não obstante ser também republicano, Colin Powell não alterará o sentido de voto de 2008, quando apoiou Obama, que viria a vencer as eleições nos EUA. Powell reitera a confiança no atual Presidente dos EUA.

“Votei em Barack Obama há quatro anos, em 2008, e continuarei a seu lado, agora em 2012. Nas próximas eleições, votarei em Obama e em Joe Biden [vice-presidente]”, afirmou Colin Powell, numa entrevista concedida ao canal norte-americano CBS.

Trata-se de um importante apoio, numa altura em que Obama e Romney ‘contam espingardas’, numa luta taco a taco, com a Casa Branca como destino. Powell é uma figura proeminente do passado recente do Partido Republicano e a sua declaração de apoio a Obama representa um voto de desconfiança, relativamente a Mitt Romney.

Colin Powell elogia o desempenho de Barack Obama, afirmando que os EUA “puseram a cabeça fora da água”, começando a “ganhar altitude”, depois de uma “depressão”. E esse mérito, de acordo com Powell, pertence a Obama.

Outro argumento apresentado por Powell é a vitória contra o terrorismo, simbolizada com a captura de Osama Bin Laden. E nem os números negativos do desemprego mancham um bom mandato de Obama.

“Ainda que a taxa de desemprego ainda esteja muito alta, já começámos a resolver alguns problemas das pessoas. Obama estabilizou a situação financeira e voltou a dar confiança”, defende o antigo secretário de Estado.

As eleições Presidenciais norte-americanas decorrem a 6 de novembro e as sondagens não desfazem dúvidas sobre o nome do próximo residente na Casa Branca. Obama procura a reeleição, mas Mitt Romney apresenta-se como candidato muito forte.

Em destaque

Subir