Mundo

Coligação internacional anuncia ataque final ao último reduto do Estado Islâmico

As Forças Democráticas da Síria, aliança liderada por milícias curdas apoiadas por uma coligação internacional, anunciaram hoje que lançaram o ataque final contra o último reduto do Estado Islâmico, na cidade de Al Baguz.

“Após a retirada de milhares de civis e dos nossos companheiros detidos em Al Baguz, a operação de limpeza do último reduto do Estado Islâmico começou às 18:00 de hoje (16:00 em Lisboa)”, escreveu o porta-voz das Forças Democráticas da Síria (FDS), Mustafa Bali, no Twitter.

As FDS – uma aliança militar liderada por milícias curdas e apoiadas por uma coligação internacional liderada pelos EUA – já terão realocado todas as mulheres e crianças que se encontravam em três campos nas províncias vizinhas da zona do ataque agora iniciado contra o movimento jihadista.

Desde o início de dezembro, mais de 50 mil pessoas deixaram a zona adjacente ao reduto do Estado Islâmico, segundo o Observatório Sírio para Direitos Humanos.

Na quinta-feira, as FDS já tinham anunciado a libertação de 24 dos seus combatentes, que tinham sido detidos pelos ‘jihadistas’.

“As pessoas que hoje acolhemos disseram-nos que já não há civis no reduto ‘jihadista'”, disse Mustafa Bali à agência France-Presse.

“Se, no decurso do nosso ataque, descobrirmos que ainda há civis, vamos isolá-los dos combates, mas avançaremos”, acrescentou o porta-voz das FDS.

Os jihadistas estão agora entrincheirados na periferia oriental da aldeia de Al Baguz, localizada na margem oriental do rio Eufrates, não muito longe da fronteira entre a Síria e o Iraque.

Depois de, em 2014, ter conquistado todo o território da Síria e do Iraque, e de se ter autoproclamado um “califado”, o Estado Islâmico impôs-se na região, até ter começado a ser dizimado, nos últimos dois anos, pela coligação internacional e pelas milícias curdas.

A guerra na Síria iniciou-se em 2015, tendo já feito mais de 360 mil mortos e levando vários milhões de pessoas a sair da Síria.

Em dezembro, o Presidente dos EUA anunciou que iria retirar os cerca de dois mil soldados americanos da Síria, a combater na aliança das FDS, alegando que o combate contra os ‘jihadistas’ estava praticamente terminado e o Estado Islâmico dizimado.

Em destaque

Subir