Nas Notícias

‘Coletes amarelos’ agendam novos protestos em Portugal

O movimento ‘coletes amarelos’ agendou novas datas para protestar nas ruas portuguesas. Depois de uma jornada de luta, na passada sexta-feira, o novo ano marcará novas jornadas de luta.

Os ‘coletes amarelos’ voltam a sair à rua nos sábados de janeiro, nomeadamente, nos dias 5, 12, 19 e 26.

As jornadas de luta têm início às 10h00, de acordo com as marcações feitas pelo movimento ‘Vamos lá Portugal – Protesto Nacional’ nas redes sociais, onde os protestos voltam a ser ‘convocados’.

Entre os locais de protesto, os ‘coletes amarelos’ portugueses identificam várias artérias principais das principais cidades nacionais, como são os casos de Lisboa e Porto, nomeadamente no Marquês de Pombal e na Avenida dos Aliados.

Entre as reivindicações, os ‘coletes amarelos’ lutam pelo “combate efetivo à corrupção com inibição de cargos públicos”, o “aumento do salário mínimo nacional para os 700 euros no setor público e no setor provado” e também a “redução do preço dos combustíveis”.

Além disso, entre o ‘caderno de reivindicações, os ‘coletes amarelos’ querem uma “redução do IVA da eletricidade para seis por cento” e a “redução do IVA e do IRC” no geral.

No passado dia 21 de dezembro, os ‘coletes amarelos’ saíram às ruas portuguesas.

Os protestos foram convocados por vários grupos através das redes sociais, com inspiração nos movimentos contestatários em França.

Em destaque

Subir