Nas Notícias

Colesterol: Tredaptive e Trevaclyn retirados do mercado por efeitos graves

Após a realização de um estudo em mais de 25 mil doentes. Esses efeitos secundários são considerados graves, “mas não fatais”. Aquele estudo, realizado pelo Comité de Medicamentos de Uso Humano, realça que a toma daqueles medicamentos apresenta um risco superior aos benefícios, pelo que decidiu suspender a autorização de venda. Em causa estão o Tredaptive, o Trevaclyn e o Pelzont, sendo que só os dois primeiros são comercializados em Portugal.

Os medicamentos citados são normalmente receitados para combater o colesterol, em conjunto com outros fármacos que, por si só, não são capazes de combater os níveis de colesterol elevado. Além de apresentarem efeitos secundários graves, não representam um benefício para o doente, no que diz respeito ao combate aos riscos cardiovasculares.

O Infarmed aconselha os médicos a analisar os tratamentos dados aos doentes que necessitem daqueles medicamentos. Já aos doentes, a autoridade portuguesa do medicamento aconselha a que falem com os médicos antes de suspender tratamentos. Essa consulta deve, segundo o Infarmed, ser marcada com a maior brevidade possível.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir