Cultura

Coleção Berardo e pinturas de Amadeo disponíveis no museu virtual do Google

amadeoAs obras de Amadeo de Souza Cardoso e a Coleção Berardo vão integrar o museu virtual do Google. Através deste projeto artístico do gigante da tecnologia, a arte do pintor português e a coleção contemporânea do Museu Berardo vão ficar à distância de um clique.

O Google vai alargar o museu virtual a 151 novos parceiros de 40 países e abriu a porta à parceria com a arte e os agentes culturais portugueses. No “googleartproject”, que já disponibiliza a visualização em alta resolução de mais de mil obras de arte na internet, vão passar a constar as pinturas do português Amadeo de Souza Cardoso e a coleção contemporânea que integra o Museu Berardo. Duas das obras de Amadeo expostas no museu virtual – “Pelas Janelas” e sem título – integram o Museu Coleção Berardo, o qual disponibiliza obras do uruguaio Joaquin Torres Garcia, dos russos Liubov Sergeievna Popova e Lazar El Lissitzky e do francês Robert Delaunay.

Para além da influência nacional, este alargamento do projeto artístico do gigante das novas tecnologias vai permitir a disponibilização de 30 mil obras de arte, todas em alta resolução. Alguns dos principais museus mundiais responderam de forma positiva a desafio da era da internet: Metropolitan e MoMA (EUA), Hermitage (Rússia), Tate Britain e National Gallery (Inglaterra), Rainha Sofia (Espanha), Galeria Uffizi (Itália) e o Museu Van Gogh (Holanda) também integram o projeto, tendo obras para consulta no www.googleartproject.com.

“O Google está empenhado em trazer para o mundo online todos os tipos de cultura e torná-los acessíveis em todo o mundo. O Art Project demonstra como a internet ajuda a difundir o conhecimento”, refere uma nota explicativa assinada por Amit Sood, o responsável pelo museu virtual.

O ‘Art Project’ pretende aceder pela internet a obras de pintura, escultura, fotografia ou artes decorativas, fornecendo uma ampla variedade de manifestações culturais e atravessando milénios de História, desde a arte rupestre africana ao grafiti de rua brasileiro. O acesso aos conteúdos pode ser efetuado através de um motor de pesquisa com vários campos, como o nome do artista e o período da obra.

Em destaque

Subir