Nas Notícias

Colar do Infante para Durão, autor de “serviços de extraordinária relevância”

durao barrosoPela segunda vez, um português vai ser agraciado com uma distinção reservada a antigos Presidentes. Cavaco Silva anunciou que vai atribuir a Durão Barroso, pelos “serviços de extraordinária relevância” para Portugal na Comissão Europeia, o Colar da Ordem do Infante.

Depois de Rocha Vieira, um português que não foi Presidente da República vai ser agraciado com o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique: Durão Barroso, que por breves horas ainda é o presidente da Comissão Europeia (CE).

O anúncio consta no site da Presidência da República e indica que a condecoração vai ocorrer às 12h00 da próxima segunda-feira.

O Presidente, Cavaco Silva, justificou a distinção com os “serviços de extraordinária relevância”, para Portugal e para a União Europeia (UE), realizados por Durão Barroso nos dez anos à frente da CE, “o mais alto cargo internacional alguma vez assumido por um português”.

Durão Barroso, que termina amanhã o segundo mandato como presidente da CE, será o segundo português a receber o Grande Colar, uma distinção reservada a chefes de Estado. A regra foi quebrada em 2001, quando Jorge Sampaio distinguiu o último governador português em Macau, Vasco Rocha Vieira.

Será mais uma homenagem para um político que já foi distinguido por Estónia (2009), Timor-Leste (em 2010), Espanha (2011), Cabo Verde (2012) e França (julho deste ano).

“A Comissão Europeia e o dr. Durão Barroso souberam, em todos os momentos, identificar o interesse europeu, quer na definição urgente de respostas para enfrentar a crise, quer dotando a União de meios e instrumentos de que não dispunha, quer ainda na construção de uma União mais forte e solidária”, elogiou o primeiro-ministro, Passos Coelho, num texto divulgado depois de Cavaco Silva ter revelado a condecoração iminente.

Em destaque

Subir