TV

Colapso de ponte de gelo, em Perito Moreno, aplaudido pela multidão (vídeo)

Uma multidão de turistas assistiu ontem, com espanto, ao colapso de uma famosa ponte de gelo, na Argentina. O desmoronamento da massa de gelo, no glaciar Perito Moreno, sobre a península de Magalhães, foi tão espectacular que a multidão… aplaudiu.

A fama desta ponte de gelo não é vã. O glaciar de Perito Moreno, com cerca de 200 quilómetros de extensão e que integra a Cordilheira dos Andes, é a terceira maior concentração de gelo do mundo, logo a seguir aos dois polos da Terra.

Ontem, a massa de gelo que forma uma ponte na península de Magalhães desmoronou-se, para espanto e posterior admiração de uma multidão de turistas, às 10h55 horas locais (13h55 em Portugal continental).

Não foi a primeira vez que a ponte de gelo desmoronou, nem será a última. A mais recente, recorde-se, ocorreu em 2012.

Devido à pressão da água do lago Argentino, o glaciar forma um dique em forma de arco enquanto avança, muito lentamente, sobre a superfície rochosa.

Este fenómeno natural é um dos principais atractivos do Parque Nacional dos Glaciares, que atrai à província de Santa Cruz (Argentina cerca de 700 mil turistas por ano.

Também conhecido como ‘o gigante branco’, o Perito Moreno é um dos raros glaciares que não diminui devido aos efeitos do aquecimento global.

Em destaque

Subir