Desporto

CNS: Famalicão vence Varzim e está a uma vitória do sonho

O Futebol Clube Famalicão está a três pontos do cumprir o sonho de voltar aos campeonatos profissionais.

A formação comandada por Daniel Ramos recebeu e venceu este domingo o Varzim por duas bolas a uma e só precisa de mais uma vitória para alcançar o grande objetivo da época.

O Municipal 22 de Junho voltou a vestir-se de azul e branco. Mesmo debaixo de forte chuva, os adeptos famalicenses voltaram a demonstrar o porquê de merecerem ver o seu clube em escalões superiores.

Este domingo, nas bancadas, estiveram cerca de sete mil adeptos. Uma moldura humana de fazer inveja a uma boa parte dos clubes da primeira divisão.

O Famalicão lidera a Zona Norte de subida do Campeonato Nacional de Seniores com 29 pontos, mais seis que o segundo Fafe, e agora com mais oito que o Varzim, numa altura em que faltam apenas três jogos.

Caso vença o Lusitano no próximo domingo, também em casa, o Famalicão garante a subida à segunda liga, voltando assim aos campeonatos profissionais 21 anos depois. Fafe e Varzim deverão lutar até ao final pelo segundo lugar, que dará acesso à disputa da terceira vaga com o segundo classificado da Zona Sul.

Unir para fortalecer

Em Famalicão não se fala noutra coisa. A eminência do clube voltar a disputar uma competição profissional está a elevar o FC Famalicão a um estatuto nacional como há décadas não se via.

Nos últimos anos o concelho assistiu a uma divisão de massa associativa, fruto da aposta desportiva noutros clubes da cidade, casos de Ribeirão ou AD Oliveirense.

Nas últimas duas temporadas, e com a entrada da nova direção comandada por José Pina Ferreira, os adeptos voltaram a unir-se em prol de um único emblema.

A Câmara Municipal também disse “presente” e, caso a subida seja garantida, estão previstos uma série de apoios ao maior clube da cidade, que deverão passar por obras de remodelação do Municipal 22 de Junho e pela aposta no plantel da próxima época, numa verba que deverá ser próxima dos 2 milhões de euros.

Em destaque

Subir