Economia

Cluster transfronteiriço de biotecnologia impulsionará a economia

Bioinvestorday_Bicminho_900O BICMINHO e a Xunta da Galiza querem posicionar a Euro-região Norte de Portugal-Galiza à altura dos grandes polos Biotech da Península Ibérica, até 2020.

BICMINHO e Xunta da Galiza garantem que a biotecnologia tem um futuro promissor.

A estratégia está definida e a candidatura para o Cluster Transfronteiriço ao Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP 2014-2020) será apresentada nos próximos dias.

“Trataremos de tentar conseguir apoio e fundos de Bruxelas para desenvolver a iniciativa”, diz Nuno Gomes, CEO do BICMINHO, que estima que até 2020 serão necessários cinco milhões de euros para lançar o projeto.

Prevê-se que a iniciativa seja totalmente autónoma e com um retorno na casa dos 20 milhões de euros, em 2030.

Nuno Gomes falava no BioInvestor Day, um fórum de investimento bio que se realizou no Avepark, neste sábado, e que juntou nove investidores, públicos e privados de ambos os lados da fronteira, bem como a participação de Guillermo Viña, representante do IGAPE, e de Carme Pampim, Presidente da Bioga.

A sessão inseriu-se no Bio Investor Day Norte de Portugal-Galiza, a primeira de várias iniciativas previstas no acordo de princípio entre o BICMINHO e a Xunta da Galicia, ’uma aliança que fortalece os projetos biotecnológicos da Euro-região com o fim de criar uma massa crítica mais potente’, referiu Guillermo Vinã.

O acordo contempla assim várias estratégias conjuntas de atuação e ações concertadas a realizar nos próximos meses para consolidar o desenvolvimento sustentado do lançamento do cluster transfronteiriço no setor da biotecnologia, que se espera vir a concretizar em 2016.

Na abertura da iniciativa Nuno Gomes mostrou estar bem claro que a Xunta da Galiza e o BICMINHO pretendem afirmar a Euro-região como uma região com excelentes condições para atrair investimentos, nacionais e internacionais, nos setores da nano e biotecnologia.

“Estamos a trabalhar para tornar a Euro-região num território com condições privilegiadas para a localização de empresas biotecnológicas, e para atrair investidores especializados nestas áreas de negócio. Temos centros de investigação de topo, empresas de referência no sector agroalimentar, ambiente, saúde e do mar. Temos de ser capazes de aproveitar estas condições e este momento histórico para criar, juntamente com a Galiza, um cluster transfronteiriço neste setor emergente chave”, salientou.

Também Carme Pampim considerou ser esta “uma candidatura sólida e que permitirá conhecer o que de melhor se faz em outras regiões, como no Norte de Portugal”.

Na sessão, a presidente da Bioga, uma organização empresarial sem fins lucrativos que reúne as organizações integradas na cadeia de valor do setor biotecnológico e que tem a sua sede na Galiza, reforçou os laços que tem estabelecido com o BICMINHO através da realização de vários eventos com o objetivo de consolidar a criação do cluster.

O evento contou com a apresentação de projetos empresariais, previamente selecionados após um prazo de candidaturas que terminou no passado dia 27 e um período de orientação e acompanhamento técnico especializado, com o objetivo de facilitar a captação de investimento por parte de investidores e capitais de risco.

Bialactis, Adapttech, Biotech Zone, Lentimed, Phytoclean, Quinta Pousada de Fora e a Stemmatters, foram as empresas presentes no evento, que apresentaram os seus projetos aos investidores presentes com o propósito de estabelecerem relações, nomeadamente à 2bpartner, Beta Capital, FAMAGROW, FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels, Invicta Angels – Associação de Business Angels do Porto, Novazion, PNV Capital, VIMAANGELS e à Vigo Activo.

Em destaque

Subir