Desporto

Clubes que mais venderam: FC Porto e Benfica no top-10

O campeão português, em sexto lugar, e o vice-campeão, em nono, estão no topo da lista de clubes europeus que registaram maiores encaixes financeiros com transferências de jogadores. FC Porto e Benfica  conseguiram, juntos, 96,4 milhões de euros.

FC Porto e Benfica ocupam o sexto e nono posto, respetivamente, na lista de clubes com maiores encaixes financeiros, durante o período de transferências, que terminou no último dia de agosto.

A tabela é liderada pelo Atlético de Madrid, com 81,5 milhões em caixa, graças às saídas de Kun Agüero, Diego Forlán e De Gea. Depois surge o Arsenal, com 72,3 milhões, muito por culpa da saída de Fábregas para o Barcelona. Na terceira posição, o Palermo, de Itália, com 70,8 milhões.

Depois dos italianos da Udinese e do Génova, surge o FC Porto, que arrecadou 45,8 milhões de euros nesta janela de mercado, graças, sobretudo, à saída de Falcao para o Atlético de Madrid.

E se a transferência de Álvaro Pereira para os londrinos se concretizasse pelo valor da cláusula (30 milhões), o FC Porto passaria a ser o segundo ‘mais rico’ desta listagem. No entanto, os portistas não chegaram a acordo com o Chelsea e o uruguaio ficou no Dragão.

Depois do campeão português, surgem Barcelona, Aston Villa e Benfica, por esta ordem. Os vice-campeões conseguiram 40,6 milhões, muito à custa do negócio milionário com o Real Madrid, que levou Fábio Coentrão por 30 milhões, mas também com a saída de Roberto.

O Sporting, que está fora desta lista, realizou 7,8 milhões de euros, verba reduzida num mercado em que a porta de entrada de Alvalade esteve ativa. Ainda assim, as saídas de Djaló e Postiga, no fecho de mercado, disfarçaram uma má época de vendas.

Top-10

1.º At. Madrid (Espanha) 81,5 milhões
2.º Arsenal (Inglaterra) 72,3 milhões
3.º Palermo (Itália) 70,8 milhões
4.º Udinese (Itália) 67,2 milhões
5.º Génova (Itália) 53,5 milhões
6.º FC Porto (Portugal) 45,8 milhões
7.º Barcelona (Espanha) 44,2 milhões
8.º Aston Villa (Inglaterra) 43,4 milhões
9.º Benfica (Portugal) 40,6 milhões
10.º Tottenham (Inglaterra) 33,5 milhões

Em destaque

Subir