Nas Notícias

Clube dos Pensadores recebe socialistas e fica à espera de António Costa

marcelo cdp1cdp Os socialistas José Maria Costa e Manuel Pizarro estarão presentes em mais um debate do Clube dos Pensadores, marcado para o dia 27 de novembro, às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia. Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, já recebeu resposta ao convite de António Costa: em “ocasião oportuna”, o candidato do PS a primeiro-ministro participará num debate.

José Maria Costa e Manuel Pizarro já confirmaram presença para um debate no Clube dos Pensadores, enquanto António Costa esclareceu que “em ocasião oportuna” terá “muito gosto” em participar em iniciativa idêntica.

Convidado por Joaquim Jorge, o candidato do PS a primeiro-ministro prometeu deslocar-se a Vila Nova de Gaia.

“O Clube dos Pensadores debate-se com a dificuldade de ter socialistas de topo disponíveis para debates com a sociedade civil, provavelmente por causa de todo este alarido com as eleições primárias. Em democracia ouvir a opinião da sociedade civil é primordial e imperativo”, destaca Joaquim Jorge.

Garantidas estão já as presenças de José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana e presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, e de Manuel Pizarro, vereador na Câmara Municipal do Porto na coligação com Rui Moreira e ex-secretário de Estado da Saúde do governo de José Sócrates.

O tema deste debate será o Poder Local e o PS, agora que nas eleições primárias foi eleito um novo líder, António Costa. José Maria Costa, apoiante de António José Seguro, e Manuel Pizarro, apoiante de António Costa, vão esgrimir as suas ideias e opiniões, em vésperas da realização do congresso do PS, que se realiza no fim-de-semana de 29 e 30 de novembro.

Uma das causas do nosso défice foi o endividamento do Poder Local. Há 19 municípios que são obrigados a aderir ao Fundo de Apoio Municipal para a regularização da sua situação financeira. Para outros 23 municípios o recurso ao fundo será facultativo. O Porto e Viana não estão em situação de rutura financeira.

José Maria Costa foi um acérrimo defensor dos Estaleiros de Viana e é contra a redução dos fundos comunitários para o Norte.

Manuel Pizarro, no plano institucional, como vereador, tem sobressaído na autarquia do Porto em defesa de uma política social. No plano partidário, sendo presidente da concelhia do PS-Porto, tem estado em divergência com a distrital socialista.

António Costa aceitou entrar em acordo com os apoiantes de António José Seguro, estando a ser gerida a elaboração das listas candidatas aos órgãos nacionais do PS.

O rosto das hostes ‘seguristas’ tem sido Álvaro Beleza, depois de António José Seguro ter renunciado ao mandato de deputado e membro do Conselho de Estado.

“Vamos ver qual é o posicionamento de José Maria Costa e Manuel Pizarro no Congresso e os lugares que ocupam, pois pelo seu perfil são sempre candidatos a fazerem parte de um futuro governo liderado por António Costa”, antecipa Joaquim Jorge.

O Clube dos Pensadores em 2014 iniciou os debates com Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças do governo de José Sócrates, seguindo-se Carlos Barbosa, presidente do ACP, Arménio Carlos, líder da CGTP, António Capucho, ex-PSD, Henrique Neto, empresário e ex-deputado do PS, Marcelo Rebelo de Sousa, ex-presidente do PSD, Ribeiro e Castro, ex-líder do CDS, e Ana Drago e Daniel Oliveira, do Fórum Manifesto.

Em destaque

Subir