Nas Notícias

Professor Marcelo encerra ciclo de debates do Clube de Pensadores em Gaia

marcelo rebelo sousamarceloMarcelo Rebelo de Sousa é o próximo convidado do Clube dos Pensadores. A 17 de junho, o professor catedrático encerra o ciclo de debates deste ano, a convite de Joaquim Jorge.

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP) convidou Marcelo Rebelo de Sousa para estar presente, dia 17 de junho, às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.

Deste modo o CdP encerra o ciclo de debates deste ano, que se iniciou com Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças do governo de José Sócrates, seguindo-se Carlos Barbosa, presidente do ACP, Arménio Carlos, líder da CGTP, António Capucho, ex-PSD, e Henrique Neto, ex-deputado do PS.

Marcelo Rebelo de Sousa – comentador político na TVI, professor catedrático na Faculdade de Direito na Universidade de Lisboa e jurisconsulto – foi líder do PSD, ministro, deputado, eurodeputado e é atualmente conselheiro de Estado.

É visto como o mais forte candidato a Presidente da República, ainda que não tenha assumido a intenção de avançar para a sucessão de Cavaco Silva.

“Marcelo Rebelo de Sousa um homem muito inteligente, escorreito, sagaz, com uma capacidade de análise notável e uma figura incontornável da política portuguesa. Um verdadeiro ‘senador’ da nossa democracia, sendo uma reserva da República”, destaca Joaquim Jorge.

Este debate abordará a situação política atual, os chumbos do Tribunal Constitucional, o rescaldo das eleições europeias, o pós-troika, o PSD, a situação interna no PS, as eleições presidenciais, entre outros temas de interesse nacional.

Marcelo Rebelo de Sousa em tempos apelidou Joaquim Jorge de “agitador do norte” e afirmou que o CdP faz “ pedagogia cívica”.

“Uma coisa é vê-lo e ouvi-lo todos os domingos na televisão, outra, bem melhor, é estar com ele ao vivo e poder interagir. A nossa democracia está doente e a enorme abstenção é preocupante. Há algo que está a falhar estrondosamente”, salienta Joaquim Jorge.

“Os partidos políticos como pilares da nossa democracia estão em degradação, se não se readaptarem e regenerarem serão ultrapassados pelos novos tempos de mudança. Os partidos têm que se tornar mais democráticos e abertos a novas pessoas e ideias. O país precisa de uma redefinição ética, cívica e moral”, acrescenta o fundador do CdP, em jeito de lançamento do debate

O CdP já recebeu ao longo dos anos figuras de vários quadrantes políticos e sociais: Paula Teixeira da Cruz (ministra da Justiça), Cândida Almeida (procuradora-Geral Adjunta), Pedro Passos Coelho (primeiro-ministro), Jorge Miranda (constitucionalista), António Barreto (sociólogo), Paulo Portas (vice-primeiro-ministro), Jerónimo de Sousa (secretário-geral do PCP), António José Seguro (secretário-geral do PS), Alexandre Soares dos Santos (charmain da Jerónimo Martins) João Semedo (coordenador do Bloco de Esquerda), Carvalho da Silva (sindicalista), entre outros.

Em destaque

Subir