Nas Notícias

Clube dos Pensadores com Pires de Lima no 100.º debate

Para comemorar o 100.º debate do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge, fundador do movimento cívico, convidou Pires de Lima, ex-ministro da Economia.

Pires de Lima estará no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia, a 30 de novembro (21h30).

Pires de Lima abandonou recentemente o Governo de Pedro Passos Coelho, regressando à sua atividade privada.

O debate não deixará de abordar o atual momento político, a saúde da economia e finanças portuguesas.

De igual modo, associando-se a este evento, estarão presentes António Tavares (provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, Mercês Ferreira, vereadora da Câmara Mnicipal de Gaia, e Mário Russo, professor.

O Clube faz uma pausa, na presença de candidatos presidenciais, para comemorar esta data. Todavia continua a encetar diligências para ter Marcelo Rebelo de Sousa, que informou Joaquim Jorge ser seu desejo estar presente, mas num dia à tarde e, não à noite, como é habitual no Clube dos Pensadores.

“Este movimento pugna pela liberdade de expressão sem “ses”, contra o desinteresse por parte dos cidadãos na política e desconfiança nas instituições”, destaca Joaquim Jorge.

Para o fundador do Clube, “a Democracia não se esgota no voto e, para se intervir e ser ouvido não tem necessariamente que se ir a votos”.

“A saída para esta crise está na política e nos políticos, mas por sua vez a política e os políticos estão em risco pelo descrédito e má imagem na opinião pública”, defende ainda.

“Somos muito pequenos e isso vê-se na política e nesta democracia. Esta coisa de um cidadão, um voto! É um logro! Um cidadão é muito mais do que um voto. Veja-se o que os nossos políticos estão a fazer com os votos e com os ‘não votos’! É lamentável, a manipulação e a traição a que estamos sujeitos, temos que deixar de ser um joguete nas mãos de quem manda”, acusa também Joaquim Jorge.

Ao longo destes debates,  passaram pelo Clube dos Pensadores figuras ligadas essencialmente à política: Marcelo Rebelo de Sousa, Paula Teixeira da Cruz, Pedro Passos Coelho, António Costa, Alberto João Jardim, Jerónimo de Sousa, Paulo Portas, Ana Drago, Maria de Belém, Francisco Louçã, Garcia Pereira, Manuel Alegre, António José Seguro, Pedro Santana Lopes, Jorge Miranda, Teixeira dos Santos, Rui Rio, entre outros.

Mas também, ao  mundo empresarial, destacando-se Belmiro de Azevedo, Alexandre Soares dos Santos, da área sindical, com Arménio Carlos e Mário Nogueira, da ciência, com Sobrinho Simões, do desporto (Vítor Baía), da música (destaque para Pedro Abrunhosa), entre outros.

Em destaque

Subir