Apresentações/Novidades

Clio RS 220 EDC Trophy; emoções em ritmo acelerado

ClioEDC115

A Renault promete emoções em ritmo acelerado com o lançamento do mais desportivo dos Clio; o RS 220 EDC Trophy. Um ‘cocktail’ de potência que quase faz o condutor sentir que está num carro de competição.

Da marca do losango já vimos muitos exemplos no passado como consegue transportar o utilizador do dia-a-dia para um ambiente que mais parece de corrida. Este Clio pretende ir no mesmo caminho.

Quem não se lembra do Clio Williams? A Renault promete que na mais recente geração do seu modelo, o RS 220 EDC Trophy, está à altura da herança desportiva, dotando esta versão da mesma exclusividade e carácter.

Limitado em produção – só 20 unidades serão comercializadas em Portugal –, este Renault está numerado , e embora exteriormente ostente detalhes que o distinguem da demais gama clio, destaca-se pela descrição.

Um chassis rebaixado, jantes de desenho exclusivo de baixo perfil de 18 polegadas montadas em pneus Michelin Pilot Super Sport 205/40, extrator inferior enquadrando duas ponteiras de escape em alumínio e um amplo ‘spoiler’ taseiro, bem como um pequeno logo RS sob o losango da grelha são alguns dos sinais identificativos deste Clio RS 220 EDC Trophy. Isto para além das cor branca Grive Nacarado Mate, possível de conciliar com o teto em preto.

ClioEDC215

O interior confere a imagem exterior, com um volante em couro perfurado de cariz desportivo, bancos do tipo ‘bacquet’, pedais em alumínio e o sistema RS Monitor 2.0.

Este é um sistema de telemetria único, que permite ao condutor monitorizar as diferentes temperaturas de funcionamento do motor, valores de binário de de potência em tempo real. Isto para além da pressão do turbo, da travagem, ângulo do volante, regime do motor, acelerações, forças ‘G’ ou cronómetro.

Como se não bastasse isto, o Clio RS 220 DC Trophy ainda possui uma outra função; a de ajustamento da progressividade do pedal do acelerador, com cinco modos de função. Todos os dados podem ser gravados numa pen, para posterior análise em computador, sendo que uma hora de condução ocupa um ficheiro com apenas 3MB.

O comportamento deste Renault beneficia com o rebaixamento do chassi (20 milímetros à frente e 10 atrás) e com a adopção de amortecedores mais rígidos, de modo a permitir tirar melhor partido do motor 1.6 Turbo, do qual são agora retirados mais 20 cv de potência (220) e um binário mais alto (280 Nm às 2500 rpm) , mais 759 Nm que na versão de 299 cv.

O start & stop (activo) em modo Normal, permite um consumo médio de 5,9 litros a cada 100 km, mas a aceleração só ganha com o aumento de potência, pois acelera para o primeiro quilómetro em 26,4s, contra os 27,1s do RS ‘normal’.

Isto deve-se não apenas ao ganho de potência do motor, mas também à caixa de dupla embraiagem EDC, com comandos através de patilhas no volante, sentindo-se bem o efeito quando se adopta o modo Sport ou Race.

ClioEDC315

Nesta última situação há um ganho de 30 por cento comparativamente ao que sucede no Clio RS 200 EDC, tal como sucede nas reduções de caixa, sempre que se recorre a travagens mais bruscas. E com o condutor a substituir a ajuda electrónica do ESP tudo é mais reactivo, para satisfação de quem está ao volante.

O custo deste Renault Clio RS 220 EDC Trophy comparativamente ao RS 200 EDC é de 1800 euros, elevando o preço desta versão mais desportiva para os 307890 euros.

Em destaque

Subir