Desporto

Clima de ódio no futebol leva Fernando Gomes ao Parlamento

Fernando Gomes apontou os “sinais de alerta” no futebol português e chamou a atenção das autoridades políticas. Hoje, o Parlamento aprovou, por unanimidade, uma audição ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Num artigo publicado em toda a imprensa desportiva a 22 de setembro, o dirigente máximo do futebol português denunciou o “clima de ódio” no setor profissional, “um péssimo exemplo para os mais jovens e um fenómeno que contribui para afastar o adepto”.

As declarações de Fernando Gomes abriram o debate que tardava e que vai chegar agora à Casa da Democracia. A comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto aprovou, por unanimidade, os requerimentos (apresentados por PSD, PS e BE) para uma audição ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Não foi, no entanto, marcada a data dessa audição.

Nesse artigo sobre os “sinais de alerta”, Fernando Gomes instou todos os agentes ligados ao futebol a uma missão… impossível: abandonar o “constante tom de crítica em relação à arbitragem”,  que considerou “inaceitável e impróprio de um país civilizado e com espírito desportivo”.

“Para que tal seja possível é necessário que os clubes saibam encontrar pontes de diálogo naquilo que os une – e na minha opinião é muito! – e, de uma vez por todas, deixem de permitir que os seus símbolos, a sua história e a sua força sejam capturados para a apologia do ódio”, reforçou o presidente da FPF.

Em destaque

Subir