Nas Notícias

Clientes no mercado livre de eletricidade cresceram 2,6% em maio para 5,2 milhões

O mercado livre de eletricidade atingiu, em maio, um número acumulado de perto de 5,2 milhões de clientes, um aumento de 2,6 por cento em relação ao período homólogo, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Num boletim hoje publicado, o regulador revelou ainda que, face a abril deste ano, o aumento líquido do número de clientes foi de cerca de 14,2 mil clientes, ou 0,3 por cento.

“Desde maio de 2018, o número de consumidores no mercado livre cresceu 2,6 por cento, a uma taxa média mensal de 0,2 por cento”, destacou a ERSE.

Globalmente o mercado liberalizado “representou cerca de 94 por cento do consumo total em Portugal continental em maio de 2019. Face ao período homólogo, o mercado livre aumentou em cerca de 0,4 pontos percentuais o seu peso relativo em termos de consumo abastecido”, salientou a ERSE.

O regulador adiantou ainda que permanecem “no mercado regulado cerca de 1,09 milhões de consumidores, dos mais de seis milhões no total”.

A ERSE detalhou também que, “quanto à intensidade de mudança de fornecedor de energia, o número de clientes que deixa a carteira do comercializador de último recurso (CUR) para a de um comercializador em mercado, continua a ser inferior (cerca de 16 por cento) ao número de consumidores que troca de comercializador já em regime de mercado”.

O regulador contabilizou ainda os dados de consumo de maio, concluindo que se “registou uma redução de 84 GWh [gigawatts hora] face a abril de 2019, atingindo 43.026 GWh no mercado livre, o que representa um decréscimo de 0,2 por cento face ao mês anterior e um aumento de 1,0 por cento face ao homólogo”.

De acordo com a informação da ERSE, o consumo no mercado livre pesava, no mesmo mês, perto de 94 por cento do total em Portugal continental.

“A quase totalidade dos grandes consumidores já se encontra no mercado livre. No caso dos domésticos representava em maio cerca de 86 por cento do consumo total do segmento, face aos cerca de 85 por cento registados no mês homólogo”, salientou o organismo.

Segundo a análise da ERSE, no que diz respeito à quota de mercado, “a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (80 por cento) e em consumo (41 por cento)”.

Ainda assim, em relação a abril, a empresa perdeu quota de mercado “em 0,2 pontos percentuais tanto em número de clientes como em termos de consumo, situação que já vem a ocorrer desde maio de 2018”, informou a ERSE.

A Endesa, por sua vez, manteve em maio “a liderança no segmento de clientes industriais (28 por cento), com um aumento de quota de 0,6 pontos percentuais”, enquanto a Iberdrola permanece a liderar o segmento dos grandes consumidores (32,6 por cento), detalhou a ERSE.

Em destaque

Subir