Ciência

Claude Shannon lembrado pela Google no 100.º aniversário

Um google doodle lembra Claude Shannon, no dia em que se assinala o centenário do nascimento do pai da teoria da informação. Shannon, matemático, engenheiro eletrónico e criptógrafo norte-americano, nasceu no dia 30 de abril de 1916.

Claude Shannon é lembrado hoje, com um google doodle que assinala o nascimento deste matemático, considerado o pai da teoria da informação.

O norte-americano nasceu neste dia 30 de abril de 2016, em Petoskey, no Michigan. Entre 1932 e 1936, estudou matemática e engenharia elétrica, na Universidade de Michigan.

Publica em 1948 um dos mais relevantes trabalhos, que marca a sua carreira. Trata-se de um artigo científico chamado ‘A Mathematical Theory of Communication’ [Teoria Matemática da Comunicação], que analisa com profundidade o melhor modo de codificar informação, entre emissor e recetor. O doodle faz uma alusão a esse método.

No seu trabalho em que cruza a matemática e a comunicação, Claude Shannon recorre a ferramentas de Norbert Wiener, outro matemático norte-americano, conhecido como o fundador da cibernética.

Claude Shannon encontrou uma forma bem sucedida de criar uma medida de informação capaz de medir incerteza sobre espaços desordenados.

Um ano depois de divulgar aquele artigo, publica o livro ‘A Mathematical Theory of Communication’, que permitiu facilitar o entendimento das suas ideias e popularizar os seus conceitos.

Durante este período, e até 1953, Shannon fez parte de um grupo de especialistas que realizaram as ‘Macy Conferences’, com um forte contributo no sentido da consolidação da teoria cibernética em parceria com grandes cientistas.

Além da teoria de informação, Claude Shannon também se destacou como fundador do computador digital e participou no projeto de circuito digital em 1937, contando, então, apenas 21 anos.

Shannon deu ainda um forte contributo para a criptoanálise, durante a II Guerra Mundial.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir