Mundo

Compositor Claude Debussy lembrado com doodle que recria a sua obra

claude debussygoogle doodle claude debussy 151 aniversarioCompositor francês Claude Debussy, nascido a 22 de agosto de 1862, é homenageado pela Google. Motor de busca recria, num doodle, ‘Clair de Lune’, obra muito conhecida de Debussy, que morreu em Paris, aos 55 anos.

Claude Debussy, compositor francês, é o mais recente homenageado da Google, que dedica na sua página principal um doodle, que recria ‘Clair de Lune’, da autoria do compositor francês.

O doodle recria uma noite do século XX, onde carros antigos e barcos, iluminados por uma lua cheia, circulam num cenário típico europeu, ao som de uma obra para piano de Claude Debussy.

O compositor francês nasceu a 22 de agosto de 1862, há exatamente 151 anos, na cidade de Saint-Germain-en-Laye. Debussy é considerado um dos maiores símbolos do movimento impressionista na música.

Desde criança sentiu uma paixão pelo piano e aos 11 anos entrou no Conservatório Musical de Paris. A formação e o talento deram origem a um dos grandes nomes do seu tempo, premiado, desde muito jovem.

As influências de Claude Debussy eram Richard Wagner, compositor alemão. E foi sob esta influência que criou Suite Bergamasque, que integrava o “Claire de Lune”, recriado hoje pelo google doodle.

O seu talento e valia da sua obra valeram-se um importante prémio, entregue pelo governo francês: foi condecorado cavaleiro da Legião de Honra.

Morreu aos 55 anos, em Paris, vítima de um cancro, a 25 de março de 1918. Debussy sucumbe durante o bombardeio a Paris, no derradeiro ataque alemão da I Guerra Mundial. Claude Debussy está sepultado no Cemitério de Passy, em Paris.

Deixa como legado a sua música inovadora, que funcionou como catalisadora de alguns movimentos musicais em diversos países europeus. Hoje, é homenageado com um google doodle que nos faz viajar pelas notas acolhedoras do seu piano, à luz da lua.

Em destaque

Subir