País

Estudo: Herpes pode provocar Alzheimer (e o vírus da clamídia também)

O Alzheimer tem uma forte componente microbial. “Não podemos continuar a ignorar as provas”, sustentam os cientistas, que agora têm de demonstrar como é que os vírus do herpes da clamídia podem contribuir para o desenvolvimento da doença neurodegenerativa.

Um artigo publicado na revista Journal of Alzheimer’s Disease, da autoria de especialistas ligados a um total de 31 universidades mundiais, dá como provado que o Alzheimer, uma doença neurodegenerativa, tem uma ligação com as infeções víricas ou bacterianas.

“Existem provas incontornáveis de que a doença de Alzheimer tem uma componente microbiana. Não podemos continuar a ignorar todas as provas”, frisou Douglas Kell, da Universidade de Manchester (Inglaterra), um dos autores do artigo e que assinou um comunicado que tem sido citado pela imprensa especializada.

Os cientistas acreditam que o Alzheimer tem uma componente microbial, o que significa que um vírus ou uma bactéria podem desencadear a doença. Dentro das “provas” já recolhidas, os indícios apontam para o vírus do herpes, num primeiro plano, logo seguido pelo da clamídia.

“Escrevemos para expressar a nossa preocupação de que uma particularidade da doença tenha sido negligenciada, muito embora tratamento baseado nela possa vir a abrandar ou parar a progressão da doença de Alzheimer. Referimo-nos a muitos estudos, principalmente em humanos, que implicam micróbios específicos no cérebro idoso, com ênfase no herpes simples virus tipo 1, no chlamydia pneumoniae e em vários tipos de spirochatete”, salientaram os autores do artigo.

Segundo estes cientistas, mais de 400 ensaios clínicos falharam, nos últimos 10 anos, precisamente porque descartaram a hipótese da componente microbiana.

Urge, nesse sentido, estudar como é os agentes antimicrobianos influem no surgimento e desenvolvimento do Alzheimer, apurando quais os agentes antimicrobianos que poderão ajudar a travar a doença.

Só que as investigações que admitem um fator microbial têm sido classificadas como “controversas” e, pior ainda, subfinanciadas, alertaram os cientistas que assinaram o artigo.

Em Portugal, a doença de Alzheimer afeta mais de 182 mil pessoas.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias