Motores

Citroën WRC de 2017 estreia-se em asfalto

TesteCitroenC4WRCasfalto2

A Citroën estreou o seu novo World Rally Car de 2017 nas estradas onduladas da região de Aude (França), onde Kris Meeke e Stéphane Lefebvre descobriram as particularidades deste tipo de superfície.

Depois de três meses de testes em terra, o novo C3 WRC pôde iniciar o seu desenvolvimento no asfalto, onde as configurações não são muito diferentes, por força dos regulamentos.

Assim, e como explica o diretor técnico da Citroën, o trabalho centrou-se essencialmente na alteração das suspensões e na utilização de peças mais leves que também permitem diminuir a distância ao solo.

Laurent Fragosi refere a cinemática dos trens dianteiro e traseiro foi adaptada aos pneus de 18 polegadas: “As grandes jantes permitem-nos aumentar o diâmetro dos discos de travões e utilizamos pinças arrefecidas a água. Há que mencionar as proteções da carroçaria mais leves. No plano aerodinâmico temos agora a faculdade de termos uma parte inferior do pára-choques dianteiro específico para o asfalto”.

TesteCitroenC4WRCasfalto1

O objetivo deste teste na zona de Aude foi desde logo em rodar nas condições mais exigentes e colocar à prova a fiabilidade de todos os componentes do novo C3 WRC, tendo também em conta a variedade de pisos de terra que compõem o campeonato do mundo.

“Nesta nossa primeira sessão trabalhamos na programação do diferencial central. Trata-se de repartir a potência entre os eixos dianteiro e traseiro em diferentes situações. Claro que os parâmetros são diferentes de uma superfície para outro”, explica Laurent Fragosi.

O diretor técnico da Citroën Racing também adiantou que os pilotos puderam avaliar as reações do carro às regulações mecânicas, como a rigidez dos amortecedores, a barra estabilizadora ou o diferencial.

Para já Kris Meeke mostra-se satisfeito, adiantando que “no asfalto sentem-se ainda muito as alterações ligadas à regulamentação, como a potência acrescida, as vias mais longas ou a potência dos travões”.
A Citroën tem dois chassis dedicados aos testes de desenvolvimento, e vai intensificar o seu programa ao longo das próximas semanas.

TesteCitroenC3WRC

Em destaque

Subir