Motores

Citroën pronta para o desafio mexicano

O Rali do México é conhecido pela sua dureza, altas temperaturas e altitude, que custa cerca de uma centena de cv aos motores dos WRC. Algo para o que está preparada a equipa Citroën.

Depois de duas provas invernais o rali centro-americano traz o calor, a terra e 2200 metros de altitude. Este último custará qualquer coisa como 20% aos motores dos C3 WRC, que foram alvo de intensos testes por parte de Sebastien Ogier e Esapekka Lappi.

Também é sabido pelos pilotos da Citroën que qualquer erro sairá ‘caro’, sendo que fisicamente têm de estar preparados para enfrentar temperaturas ambiente entre os 25 e os 30 graus centígrados.

“É uma prova que aparentemente se disputa em estradas muito bonitas, mas também será preciso ter muita atenção nas segundas passagens por elas. São sempre difíceis para a mecânica, tanto como a altitude, que nos priva não apenas da potência mas também complica a refrigeração”, comenta Ogier.

O Tetracampeão do Mundo, vencedor do rali mexicano em três ocasiões – 2013, 2015 e 2018 – ‘caiu’ para a terceira posição do campeonato do mundo de pilotos, a 16 pontos do líder Ott Tanak, depois do Rali da Suécia, e um bom resultado na América Central será muito importante para se manter na luta por um novo título.

“Pudemos beneficiar de dois bons dias de testes na região da prova, em estradas muito representativas das dificuldades que nos esperam. Por sorte as condições meteorológicas foram clementes, mesmo se essas não são evidentemente as temperaturas habituais no México”, salientou o francês.

Ogier acrescenta: “Depois de um Rali da Suécia complicado, que não permitiu exprimir o nosso potencial, estou ansioso para chegar (ao México), e poder dar uma imagem plena das nossa capacidades”.

Já Esapekka Lappi não se acha pressionado na prova centro-americana depois do seu pódio na Suécia: “A minha experiência do México é muito limitada, com apenas uma participação no ano passado e reconhecimentos em 2017. Neste contexto um top cinco constituiria para mim um bom resultado”.

Em destaque

Subir